Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
/ Institucional / História
Imprimir

Tamanho da letra

História

História da Igreja

A Igreja Batista de Amaralina localiza-se no Centro do Nordeste de Amaralina, um dos bairros mais populosos de Salvador. Tem como objetivo impactar a vida tanto espiritual como social dos habitantes dessa localidade, levando palavras de conforto, ensino e também obras sociais possibilitando assim, o crescimento da igreja, do bairro e de seus moradores.

Há 55 anos o pastor Geraldo Santana Souza (in memorian) começou projetos sociais de grande relevância para o Nordeste, com projetos de melhoria urbanística, parceria com um dos postos de saúde existente na localidade e também a capacitação profissional dos moradores.



Tudo começou em 1956, através do saudoso Pastor Geraldo Santana Souza, que era membro da Primeira Igreja Batista do Brasil e resolveu fazer uma visita ao Nordeste. Lá chegando, procurou estrategicamente o armazém chamado ?O Globa?, muito conhecido por todos, e no passeio do armazém, sozinho, cantou o hino 396 do Cantor Cristão, leu Romanos 6.23 e ministrou a Palavra. Ouve boa aceitação e o irmão Geraldo já apoiado pela sua igreja voltou outras vezes e os frutos começaram a aparecer.

Deus levantou um servo seu, missionário americano em terra brasileira, James Garret, para adquirir uma propriedade onde os novos irmãos pudessem se reunir.

Neste mesmo ano uma pequena casa foi comprada e já tinha uma assistência de 42 pessoas congregando. Em 1959 a Primeira Igreja Batista do Brasil nomeou o Evangelista Geraldo Santana Souza diretor desta congregação no Nordeste, que em 1960 foi organizada como Igreja.

Ao longo dos 30 anos do ministério do pastor Geraldo Santana Souza várias igrejas foram organizadas, centenas de pessoas foram batizadas, propriedades foram adquiridas por fé e o nome de Jesus conhecido em todo bairro com evangelismo constante, ação social, participação política e, sobretudo, bom testemunho aos de dentro e aos de fora.





Pr Geraldo consagrando o Pr Samuel ao ministério da Palavra


Em 21 de Julho de 1990 o pastor Geraldo entende como vontade de Deus entregar a presidência da igreja ao pastor Samuel Vieira Souza, seu filho, que já atuava como vice-presidente desde janeiro de 1983. O pastor Geraldo atuou na cidade de Jacobina, Bahia até 13 de maio de 2001, quando o Senhor Deus o chamou para Si. 

O pastor Samuel foi um fiel continuador do trabalho iniciado pelo pastor Geraldo e tornou-se conhecido na Bahia e no Brasil pela sua integridade e dedicação ao serviço do Senhor. Em 1999 ele levou a Igreja a iniciar o trabalho com células de evangelismo e discipulado, e ele foi coordenador das igrejas em células no modelo dos doze na Bahia.

Em 06 de dezembro de 2001 a Igreja Batista de Amaralina consagra a 1ª mulher ao Ministério da Palavra, a nossa amada Pastora Janai Moraes de Souza.

Em 17 de agosto de 2002, foi criado o MISA - Ministério Internacional Semear de Amaralina com o intuito de organizar a grande colheita no templo, nas casas, nas congregações e igrejas filhas.

Em 17 de março de 2012 o pastor Samuel consagra seu filho Heber Moraes de Souza ao Ministério da Palavra. Foi o seu último ato como pastor. 



Pr Samuel na comemoração dos 50 anos da Igreja


Em 04 de abril de 2012 aprouve a Deus chamar o nosso pastor Samuel para o Lar celestial. Após a partida dele a presidência da Igreja passa à sua esposa, Janai Moraes de Souza. E o Pr. Heber Moraes de Souza tomou posse como vice-presidente da Igreja.



Geraldo e Samuel Souza foram pessoas muito especiais e cativantes, que deixaram em cada discípulo a marca da vivência e do ensino da Palavra de Deus.



Espalhe por aí